quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Qual prefeito eleger em Campo Belo?

Campo Belo completa hoje 137 anos. Minha querida e amada cidade! Não moro mais aí há quatro anos, mas continuo sonhando que o melhor aconteça para esse lugar tão especial.

Este ano, vou votar pela primeira vez em uma eleição municipal. Espero, de verdade, escolher as opções corretas.
Temos dois candidatos à prefeitura. De um deles, consegui acessar o plano de governo. Do outro, solicitei via inbox e ainda não fui respondida. Aguardo.

Mas, ainda sem decidir, ficam algumas indagações que eles, vereadores, assessores ou apoiadores podem me ajudar a refletir:

- ECONOMIA: Quais são as estratégias para conseguir recursos para cidade? Vocês estão por dentro da situação financeira atual da cidade? Quais as idéias para aumentar o número de empregos? E para dar apoio e subsídio a novos negócios? Como as empresas locais podem contribuir com o desenvolvimento local?

- EDUCAÇÃO: o que vocês pretendem fazer para o ensino público? Como será a valorização e cobrança do trabalho do professor? O que pode ser feito além da sala de aula? Como a escola pode ser atrativa?
No ensino superior, como aproveitar as faculdades privadas, que formam advogados, engenheiros, administradores, contadores...para traçar parcerias, oferecer oportunidades de estágios e , posteriormente, emprego para esses jovens? Como e onde aproveitar o conhecimento deles?
Como levar novas instituições? Como aprimorar o ensino a distância?

SAÚDE: o que será feito para incentivar e melhorar o trabalho de prevenção de doenças? Vocês conhecem, de perto, a realidade dos atendimentos? Campo Belo, hoje, está preparada para o que? Como fiscalizar o trabalho dos profissionais? E como oferecer as condições necessárias para trabalharem?

LAZER: pensem, qual é o lazer público, gratuito de CB? Praças? Onde mais? Como estimular as produções de eventos? Lazer não é só um show de graça por ano no dia da cidade. Como aliar isso a cultura, ao esporte?

CULTURA: como os Campobelenses podem utilizar melhor (ou conhecer!!!) os espaços como a Casa da Cultura, Museu ? Pretendem criar outros? O que pode fomentar a cultura local e valorizar os músicos, artistas, pintores, fotógrafos? Existem muitos Campobelenses escondidos, com talentos em diferentes áreas.
- Tenho orgulho de falar pra todo mundo que Campo Belo só perde pra BH em número de bibliotecas..temos 5! Como as pessoas podem usufruir melhor delas? Quais projetos podem ser desenvolvidos em parceria com as escolas ? Como incentivar a leitura?

ESPORTE: volto com a pergunta do lazer, onde em Campo Belo há espaço para praticar esporte de forma gratuita, pública, aberto? Eu conheço poucos. O esporte é decisivo para modificar a vida de muitas pessoas. Como isso pode ser desenvolvido? Onde? Como estimular isso nas escolas?

Outros pontos:
- fala-se muito que Campo Belo é uma cidade de pessoas mais velhas... é natural, porque a maioria dos jovens precisam sair daí,i infelizmente, para estudar, trabalhar e crescer. Mas para os idosos, o que eles podem fazer além de ir para praça? Onde eles podem praticar exercícios, jogar jogos, conversar, fazer artesanato, teatro, dança, informática, grupos de leitura?

- religião: respeito todas.  Vi fotos dos candidatos visitando igrejas e recebendo bençãos. Muito bom, Deus nos guarde.
Porém, como prefeitos, vocês sabem separar isso? O país, o estado e a cidade são laicos.

- vocês pensam em alguma ideia para coibir o preconceito?  Conhecem a comunidade LGBTTI? Difícil, eu imagino, pq assumir ser gay, lésbica, transgênero ... em CB é um ato de coragem, já que o conservadorismo impera. Porém, vocês governam para todos, né? Como estimular o respeito?
Como valorizar a cultura negra?
 E a mulher, quais espaços elas vão ter de se expressarem, denunciarem abusos e encontrarem apoio para possíveis violências?

Todos vão se sentir representados pela administração de vocês? Toinzinho Alvarenga, como Campo Belo vai seguir em Frente? Dr.Alisson, o que você vai fazer por amor a Campo Belo?

Infinitas dúvidas e uma esperança de respostas, principalmente, na prática.
Vários campobelenses não querem voltar a morar em Campo Belo, outros não gostam nem de visitar. Mas muitos gostariam, entretanto não é possível por ser uma cidade cheia de lacunas.
Eu vou continuar sonhando, vai que um dia acordo em uma realidade diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário